Dados Gerais
Disciplina:Língua Portuguesa II Formação Seqüência de ações Carga horária:8 horas
Tema
MEMORIAL: o que é , em que consiste, função e o que se pretende com
Aprendizagens Esperadas
Reconhecer o memorial como resultado da própria experiência retomada a partir dos fatos significativos que vêm à lembrança;
Reconhecer o memorial como um espaço de registro do autoconhecimento;
Estabelecer a diferença entre a técnica de escrita de um memorial e uma narrativa histórica;
Compreender a função do memorial enquanto suporte auxiliar na formação do aluno;
Produzir e utilizar instrumentos e procedimentos de avaliação do memorial;
Criar situações e procedimentos favoráveis à reescrita do memorial;
Conhecimentos Prévios
O memorial, no Projeto Asas da Florestania, é uma forma de registro que proporciona aos alunos desenvolvimento de competências e habilidade em relação à escrita e à reflexão sobre o ser e estar no mundo.
Situações de Aprendizagem
PERÍODO MATUTINO
Socialização/ Integração/ Acolhida
Sob o som de música instrumental executar a dinâmica a seguir:
O animador deve preparar, previamente, um pôster em que apareça uma figura humana com um ponto de interrogação. Um cartão para cada pessoa. (anexo 1)
1-Distribuir o cartão aos participantes, o animador passa à motivação do exercício.
“Raramente encontramos um ser humano que não admire alguém: um herói, um santo, um cientista... ou mesmo pessoas comuns, mas cuja vida lhe causou impacto. Hoje iremos apresentar ao grupo alguns comentários a cerca dessa pessoa aquém admirou, seja ela viva ou morta, não importa sua nacionalidade, nem tampouco seu prestígio junto à sociedade.”
2- Convidam-se os presentes a anotarem no cartão o nome da personagem e as razões de sua admiração.
3 – Logo após, promover a socialização, momento em que cada participante se apresentará e também à sua personagem e as razões pelas quais a admira, após os demais podem fazer perguntas. É preciso evitar que as preferências das pessoas sejam questionadas.
Avaliação: Para que serviu o exercício? Qual sentimento predominou durante a atividade?
Surpresinha!
Observem o desenho à direita, no final da folha suporte da atividade anterior. Se agrupem de acordo com os desenhos. Socialização (borboleta); Coordenação (arvores);
Avaliação (flor-sorriso); Síntese (nuvens).
Problematização:
Disponibilizar, no centro da sala, quatro molduras contendo fotografias de ambientes das cidades de RB x CZ; RB x RA; RB x ML. Convidar um componente de cada equipe a se posicionarem em circulo ao redor das fotografias. Solicitar que escolham uma fotografia, e reúnam-se com os demais membros de suas respectivas equipes para fazer leitura de imagem. (anexo 2)
Roda de conversa:
• Das imagens observadas, qual você(s) conhece(m)?
• O que sabem sobre estas imagens antes de receberem modificações estruturais e estéticas?
• Como avaliam o efeito estético das imagens observadas sobre o comportamento dos cidadãos?
• Qual a importância dos registros (fotografia e escrita)?
1. Atividade
O formador deverá expor quatro painéis em pontos diferentes da sala, conforme o modelo abaixo:
Cada equipe (Socialização, Avaliação, Coordenação e Síntese) deverá se posicionar em frente a um painel e registrará a sua opinião. Elas terão um tempo para responder as perguntas, pois cada equipe escreverá em todos os painéis.
Após esse momento, o formador deverá fazer as intervenções necessárias a respeito do foi registrado nos painéis, a fim de ajustar os possíveis desvios conceituais.
Apresentar os slides para reforçar o entendimento à cerca da importância do Memorial.
Roda de conversa:
O formador colocará a seguinte pergunta no quadro, e fará alguns questionamentos.
Sugestão:
• Como vocês avaliam o Memorial?
• Que intervenções vocês fazem para melhorar a qualidade da produção do Memorial?
PERÍODO VESPERTINO
Equipe de Socialização
2. Atividade
1.º momento:
O formador entregará um mesmo texto para as equipes (memorial do aluno) para que observem e identifiquem 3 desvios na produção textual. (anexo 3)
O formador pede para os professores sistematizarem como fazem a intervenção, em seguida, socializar.
Para realizar esta atividade, será entregue papel para anotações.
Com o objetivo de auxiliá-lo na revisão de seu texto para posterior reescrita do mesmo, observe os seguintes aspectos:
1. Iniciou seu texto com letras maiúsculas?
2. Faz as margens dos parágrafos?
3. A apresentação do seu texto está agradável?
4. Fez uso devido da pontuação?
5. Empregou corretamente as maiúsculas?
6. A ortografia das palavras está satisfatória?
7. O vocabulário usado está adequado ao tipo de texto?
8. A organização das palavras nas frases e das frases no texto favorece a leitura?
9. O texto está claro e compreensível para o leitor?
10. As idéias que você selecionou estão numa seqüência lógica coerente, formando um todo compreensível, de acordo com o objetivo do texto?
11. Há alguma parte a ser substituída, eliminada ou modificada?
12. Separação silábica no final da linha é satisfatória?
2º. Momento:
Construir um roteiro
O formador deverá retomar a função do memorial, trabalhada nos painéis, e pedir que apresentem um roteiro que contenha o passo a passo para a produção do memorial.
Observação: É interessante que o formador comente sobre a situação de produção textual. É essencial que a proposta fique clara sobre o que escrever; para quem e por quê.
As equipes deverão socializar, escrito em papel madeira. O formador ajustará conforme o roteiro, em anexo.
3. Atividade
Utilizando um mesmo texto, as equipes trabalharão a reescrita de acordo com as orientações. Logo após, socializar essa atividade. (anexo 4)
1º. Momento
• Revisão ortográfica
• Organização dos parágrafos
• Organização do texto no papel (parte estética)
2º. Momento
• Pontuação
• Concordâncias
• Ordenação e organização das ideias (pensamentos)
Roda de Conversa:
E possível realizar em sala essa proposta de intervenção?
Vocês tiveram dificuldade em fazer essa atividade?
Como vocês avaliam essa atividade?
Essa proposta esta próxima ou distante do que você realiza em sala de aula?
4. Atividade
O formador entregará diferentes textos para as equipes, e essas analisarão os desvios mais frenquentes encontrados nos mesmos. (anexo 5)
• Consolidar os desvios encontrados nos textos e construir as propostas de intervenções.
5. Atividade
Entregar as equipes o memorial da formação previamente organizado pelo formador. (anexo 3)
Solicitar que façam anotações sobre as atividades até então desenvolvidas, de acordo com o roteiro construído anteriormente.
Orientações Finais:
• Ficha de Avaliação do Memorial (O formador explicará como utilizar a ficha de avaliação do memorial)
• Não rabiscar com caneta vermelha o memorial;
• Ao ler o memorial, pensar em uma atividade para trabalhar os desvios;
• Fazer roda de leitura com o memorial;
Espaços
Sala de aula, espaço alternativo.
Avaliação de Aprendizagem
Elaboração das propostas de intervenções para melhorar a escrita dos alunos.
Referência: Bibliográficas
Anexo
BOM DIA!
ResponderExcluirPARABÉNS PELA SUGESTÃO, GOSTEI MUITO, PORÉM NÃO CONSEGUI ACESSAR OS ANEXOS
GOSTEI DA POSTAGEM, PORÉM NÃO CONSEGUI ACESSAR OS ANEXOS
ResponderExcluir