sábado, 31 de julho de 2010

PROJETO DE GEOGRAFIA

Dados Gerais


Disciplina: Geografia Série: 8ª Seqüência: 01 Tempo previsto: 08 horas

Tema

Guerra Fria

Aprendizagens esperadas

• Conhecer e apreender sobre os blocos econômicos

• Analisar os motivos que levaram o mundo a ser dividido em dois blocos econômicos.

• Identificar as conseqüências

Conhecimento prévio

• Saber que, o mundo passou por diversas guerras para formar a atual conjuntura mundial, sendo social, econômica e política.

• Saber identificar, parcialmente capitalismo e socialismo.

• Conhecer a inter ligação entre as disciplinas geografia e história com relação aos grandes conflitos mundiais.

Desenvolvimento das Atividades

MOMENTOS DA AULA.

01 - Acolhida de 10 min.

Dinâmica: “Sorriso Milionário” Objetivo: Trabalhar a questão da percepção econômica.

-Material: Bolinhas de papel.

-Procedimento:

-Cada aluno recebe cinco bolinhas de papel quem sorrir, paga uma bolinha a quem sorriu.Ao final ganha quem tiver mais bolinhas ganha e é o milionário da brincadeira.

02 - Apresentação das equipes 10 min.

03 – PROBLEMATIZAÇÃO/MOTIVAÇÃO 30 min.

O que você entende por socialismo e capitalismo, e qual a diferença entre ambos.



04 – Conteúdo a ser trabalhado nas atividades em grupo. (anexo 02)

• Blocos econômicos

• Socialismo

• Capitalismo

• O mundo dividido

05 - Atividades em grupo e/ou individual 1h.



• Apresentação de um seminário.



06 – Socializações das atividades em grupo e/ou individual (40 min).

Construir o espaço da geografia.

Anotar possíveis considerações.



07 – Roda de conversa das atividades realizadas, individual e/ou em grupo (30min).

Expor as considerações.

08 – Produção diária do memorial. Da sala, professor e aluno (15 min).

- Relatório expondo o conteúdo abordado, o que já sabia o que aprendeu o que não aprendeu ou tem dúvidas, o que ainda gostaria de saber sobre o conteúdo abordado que não foi visto e outras considerações.

09 – Avaliações da aula/aprendizagem (20 min).

Nenhum comentário:

Postar um comentário