sábado, 31 de julho de 2010

PROJETO DE GEOGRAFIA

Dados Gerais


Disciplina: Geografia Série: 8ª Seqüência: 01 Tempo previsto: 08 horas

Tema

Guerra Fria

Aprendizagens esperadas

• Conhecer e apreender sobre os blocos econômicos

• Analisar os motivos que levaram o mundo a ser dividido em dois blocos econômicos.

• Identificar as conseqüências

Conhecimento prévio

• Saber que, o mundo passou por diversas guerras para formar a atual conjuntura mundial, sendo social, econômica e política.

• Saber identificar, parcialmente capitalismo e socialismo.

• Conhecer a inter ligação entre as disciplinas geografia e história com relação aos grandes conflitos mundiais.

Desenvolvimento das Atividades

MOMENTOS DA AULA.

01 - Acolhida de 10 min.

Dinâmica: “Sorriso Milionário” Objetivo: Trabalhar a questão da percepção econômica.

-Material: Bolinhas de papel.

-Procedimento:

-Cada aluno recebe cinco bolinhas de papel quem sorrir, paga uma bolinha a quem sorriu.Ao final ganha quem tiver mais bolinhas ganha e é o milionário da brincadeira.

02 - Apresentação das equipes 10 min.

03 – PROBLEMATIZAÇÃO/MOTIVAÇÃO 30 min.

O que você entende por socialismo e capitalismo, e qual a diferença entre ambos.



04 – Conteúdo a ser trabalhado nas atividades em grupo. (anexo 02)

• Blocos econômicos

• Socialismo

• Capitalismo

• O mundo dividido

05 - Atividades em grupo e/ou individual 1h.



• Apresentação de um seminário.



06 – Socializações das atividades em grupo e/ou individual (40 min).

Construir o espaço da geografia.

Anotar possíveis considerações.



07 – Roda de conversa das atividades realizadas, individual e/ou em grupo (30min).

Expor as considerações.

08 – Produção diária do memorial. Da sala, professor e aluno (15 min).

- Relatório expondo o conteúdo abordado, o que já sabia o que aprendeu o que não aprendeu ou tem dúvidas, o que ainda gostaria de saber sobre o conteúdo abordado que não foi visto e outras considerações.

09 – Avaliações da aula/aprendizagem (20 min).

PROJETO DE HISTORIA

Dados Gerais


Disciplina: História Série: 5ª Seqüência: 01 Tempo previsto: 08 horas

Tema

A presença do Negro na Formação da Sociedade Acreana

Aprendizagens esperadas

• Conhecer e apreender sobre o movimento negro no Acre

• Analisar os motivos que levaram os negros a vir para o Acre(causas e conseqüências).

• Identificar as possíveis manifestações do movimento negro no acre.

Conhecimento prévio

• Levantamento prévio com os alunos sobre o assunto abordado.

• Dialogar a respeito da identidade ;se o educando ,se identifica como negro ou não.

• Conhecer a inter ligação entre as disciplinas história,artes e geografia.

Desenvolvimento das Atividades

MOMENTOS DA AULA.

01 - Acolhida de 10 min.

Dinâmica: “O patinho Feio” Objetivo:

Trabalhar a questão da identidade e reflexão

-Material: Tiras de papel colante e caneta.

-Procedimento: -colar tiras de papel, na cabeça de um modo que apareça palavras as quais deverão ser seguidas pelos colegas que a lerem.

Exemplo: Beije-me ,aperte minha mão ,deixe-me(este será o patinho feio)

02 - Apresentação das equipes 10 min.

03 – PROBLEMATIZAÇÃO/MOTIVAÇÃO 30 min.

Leitura de imagens,sendo que serão levados pelo professor figuras que retratem a questão da identidade negra.

Sendo que será feito uma abordagem rápida pelo professor,relacionando desde a sua vinda remota da áfrica ate o Acre.



04 – Conteúdo a ser trabalhado nas atividades em grupo. (anexo 02)

• A influencia da cultura negra no acre

• Racismo

• Preconceito

05 - Atividades em grupo e/ou individual 1h.



• Apresentação de um seminário.



06 – Socializações das atividades em grupo e/ou individual (40 min).

Construir o espaço da Historia

Anotar possíveis considerações.



07 – Roda de conversa das atividades realizadas, individual e/ou em grupo (30min).

Expor as considerações.



08 – Produção diária do memorial. Da sala, professor e aluno (15 min).

- Relatório expondo o conteúdo abordado, o que já sabia o que aprendeu o que não aprendeu ou tem dúvidas, o que ainda gostaria de saber sobre o conteúdo abordado que não foi visto e outras considerações.



09 – Avaliações da aula/aprendizagem (20 min).

MEMORIAL

Dados Gerais


Disciplina:Língua Portuguesa II Formação Seqüência de ações Carga horária:8 horas

Tema

MEMORIAL: o que é , em que consiste, função e o que se pretende com

Aprendizagens Esperadas

 Reconhecer o memorial como resultado da própria experiência retomada a partir dos fatos significativos que vêm à lembrança;

 Reconhecer o memorial como um espaço de registro do autoconhecimento;

 Estabelecer a diferença entre a técnica de escrita de um memorial e uma narrativa histórica;

 Compreender a função do memorial enquanto suporte auxiliar na formação do aluno;

 Produzir e utilizar instrumentos e procedimentos de avaliação do memorial;

 Criar situações e procedimentos favoráveis à reescrita do memorial;

Conhecimentos Prévios

 O memorial, no Projeto Asas da Florestania, é uma forma de registro que proporciona aos alunos desenvolvimento de competências e habilidade em relação à escrita e à reflexão sobre o ser e estar no mundo.

Situações de Aprendizagem

PERÍODO MATUTINO

Socialização/ Integração/ Acolhida

Sob o som de música instrumental executar a dinâmica a seguir:

O animador deve preparar, previamente, um pôster em que apareça uma figura humana com um ponto de interrogação. Um cartão para cada pessoa. (anexo 1)

1-Distribuir o cartão aos participantes, o animador passa à motivação do exercício.

“Raramente encontramos um ser humano que não admire alguém: um herói, um santo, um cientista... ou mesmo pessoas comuns, mas cuja vida lhe causou impacto. Hoje iremos apresentar ao grupo alguns comentários a cerca dessa pessoa aquém admirou, seja ela viva ou morta, não importa sua nacionalidade, nem tampouco seu prestígio junto à sociedade.”

2- Convidam-se os presentes a anotarem no cartão o nome da personagem e as razões de sua admiração.

3 – Logo após, promover a socialização, momento em que cada participante se apresentará e também à sua personagem e as razões pelas quais a admira, após os demais podem fazer perguntas. É preciso evitar que as preferências das pessoas sejam questionadas.

Avaliação: Para que serviu o exercício? Qual sentimento predominou durante a atividade?

Surpresinha!

Observem o desenho à direita, no final da folha suporte da atividade anterior. Se agrupem de acordo com os desenhos. Socialização (borboleta); Coordenação (arvores);

Avaliação (flor-sorriso); Síntese (nuvens).

Problematização:

Disponibilizar, no centro da sala, quatro molduras contendo fotografias de ambientes das cidades de RB x CZ; RB x RA; RB x ML. Convidar um componente de cada equipe a se posicionarem em circulo ao redor das fotografias. Solicitar que escolham uma fotografia, e reúnam-se com os demais membros de suas respectivas equipes para fazer leitura de imagem. (anexo 2)

Roda de conversa:

• Das imagens observadas, qual você(s) conhece(m)?

• O que sabem sobre estas imagens antes de receberem modificações estruturais e estéticas?

• Como avaliam o efeito estético das imagens observadas sobre o comportamento dos cidadãos?

• Qual a importância dos registros (fotografia e escrita)?

1. Atividade

O formador deverá expor quatro painéis em pontos diferentes da sala, conforme o modelo abaixo:














Cada equipe (Socialização, Avaliação, Coordenação e Síntese) deverá se posicionar em frente a um painel e registrará a sua opinião. Elas terão um tempo para responder as perguntas, pois cada equipe escreverá em todos os painéis.



 Após esse momento, o formador deverá fazer as intervenções necessárias a respeito do foi registrado nos painéis, a fim de ajustar os possíveis desvios conceituais.

 Apresentar os slides para reforçar o entendimento à cerca da importância do Memorial.





Roda de conversa:

O formador colocará a seguinte pergunta no quadro, e fará alguns questionamentos.







Sugestão:

• Como vocês avaliam o Memorial?

• Que intervenções vocês fazem para melhorar a qualidade da produção do Memorial?



PERÍODO VESPERTINO

Equipe de Socialização

2. Atividade

1.º momento:

O formador entregará um mesmo texto para as equipes (memorial do aluno) para que observem e identifiquem 3 desvios na produção textual. (anexo 3)



 O formador pede para os professores sistematizarem como fazem a intervenção, em seguida, socializar.

 Para realizar esta atividade, será entregue papel para anotações.



Com o objetivo de auxiliá-lo na revisão de seu texto para posterior reescrita do mesmo, observe os seguintes aspectos:

1. Iniciou seu texto com letras maiúsculas?

2. Faz as margens dos parágrafos?

3. A apresentação do seu texto está agradável?

4. Fez uso devido da pontuação?

5. Empregou corretamente as maiúsculas?

6. A ortografia das palavras está satisfatória?

7. O vocabulário usado está adequado ao tipo de texto?

8. A organização das palavras nas frases e das frases no texto favorece a leitura?

9. O texto está claro e compreensível para o leitor?

10. As idéias que você selecionou estão numa seqüência lógica coerente, formando um todo compreensível, de acordo com o objetivo do texto?

11. Há alguma parte a ser substituída, eliminada ou modificada?

12. Separação silábica no final da linha é satisfatória?







2º. Momento:

Construir um roteiro

O formador deverá retomar a função do memorial, trabalhada nos painéis, e pedir que apresentem um roteiro que contenha o passo a passo para a produção do memorial.

Observação: É interessante que o formador comente sobre a situação de produção textual. É essencial que a proposta fique clara sobre o que escrever; para quem e por quê.

As equipes deverão socializar, escrito em papel madeira. O formador ajustará conforme o roteiro, em anexo.



3. Atividade

Utilizando um mesmo texto, as equipes trabalharão a reescrita de acordo com as orientações. Logo após, socializar essa atividade. (anexo 4)



1º. Momento



• Revisão ortográfica

• Organização dos parágrafos

• Organização do texto no papel (parte estética)



2º. Momento



• Pontuação

• Concordâncias

• Ordenação e organização das ideias (pensamentos)



Roda de Conversa:

 E possível realizar em sala essa proposta de intervenção?

 Vocês tiveram dificuldade em fazer essa atividade?

 Como vocês avaliam essa atividade?

 Essa proposta esta próxima ou distante do que você realiza em sala de aula?



4. Atividade

O formador entregará diferentes textos para as equipes, e essas analisarão os desvios mais frenquentes encontrados nos mesmos. (anexo 5)

• Consolidar os desvios encontrados nos textos e construir as propostas de intervenções.

5. Atividade

Entregar as equipes o memorial da formação previamente organizado pelo formador. (anexo 3)

Solicitar que façam anotações sobre as atividades até então desenvolvidas, de acordo com o roteiro construído anteriormente.



Orientações Finais:

• Ficha de Avaliação do Memorial (O formador explicará como utilizar a ficha de avaliação do memorial)

• Não rabiscar com caneta vermelha o memorial;

• Ao ler o memorial, pensar em uma atividade para trabalhar os desvios;

• Fazer roda de leitura com o memorial;



Espaços

Sala de aula, espaço alternativo.

Avaliação de Aprendizagem





Elaboração das propostas de intervenções para melhorar a escrita dos alunos.



Referência: Bibliográficas







Anexo

PASSOS PARA FAZER UM PROJETO ESCOLAR

Município

Escola

Endereço

Área de estudo

Tema

Título

Público alvo (para quem)

Outras áreas do conhecimento envolvidas

Objetivo (o que pretendo com o projeto)

Justificativa (porque o projeto)

Metodologia (como fazer)

Duração (tempo, carga horária)

Cronograma (Quando, onde)

Recursos materiais (material que será utilizado)

Parceiros (contribuição direta/indireta)

Culminância (fechamento)

Avaliação (verificação dos resultados)

Bibliografia





Passos de um projeto



Município

Escola

Endereço



Área de estudo

Tema

Título

Público alvo (para quem)

Outras áreas do conhecimento envolvidas

Objetivo (o que pretendo com o projeto)

Justificativa (porque o projeto)

Metodologia (como fazer)

Duração (tempo, carga horária)

Cronograma (Quando, onde)

Recursos materiais (material que será utilizado)

Parceiros (contribuição direta/indireta)

Culminância (fechamento)

Avaliação (verificação dos resultados)

Bibliografia

SUGESTOES DE ATIVIDADES DE INTERVENÇÃO MEMORIAL

ASAS DA FLORESTANIA ENSINO FUNDAMENTAL


ZONA RURAL

SUGESTÕES DE ATIVIDADES DE INTERVENÇÃO DO MEMORIAL

1. Literatura diversas: cada aluno pegara o texto que desejar (gibi,contos,etc),o material será lido em casa.O parágrafo que o educando mais gostar ,o mesmo copiará numa outra folha e levar para escola,no momento dado pelo professor,eles lerão essa parágrafo para os colegas e deverão contar a historia.

2. Certo Errado: o professor detecta as palavras erradas,escreve em um papel,coloca em sorteio,o aluno que pegar uma palavra deverá escrevê-la correta no quadro,se não conseguir escrever correto,outro aluno poderá ajudá-lo.

3. Soletrando:pode ser feito com palavras tiradas do conteúdo e as palavras encontradas incorretas no memorial.O professor diz a palavra e os alunos soletram.Pode ser realizada em grupos,onde um deles manda um representante.



EQUIPE:Danuza,Roosevelt,Augusto,Rosangela,Francisca,Leila,Josilene



EQUIPE II

Para melhorar as dificuldades apresentadas na linguagem ,e no padrão de escrita,seria importante trabalhar bastante a produção textual,copias e ditado,fundamental também é a leitura constante.

SUGESTÕES

1. Pode-se realizar atividades como:escrever um texto em papel madeira como as palavras desordenadas,sinais de pontuação fora do lugar e pedir aos alunos que corrijam da forma que eles acharem correto.Depois o professor faria a correção juntamente com os alunos,fazendo as devidas explicações.

2. Incentivar os alunos a fazerem a relação da matéria dada no seu cotidiano como:passar troco na hora da venda do produto.

3. Usar a higiene pessoal e do meio ambiente na disciplina de ciências.

Componentes:

Izaneide,Valquiria,Marcos,Francisco,Eliene.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

PROJETO DE ESPANHOL

PROJETO COMPLEMENTAR DE ESPANHOL
ESCOLA: Floresta
ENDEREÇO:Seringal paraíso Moreno Maia
Área de estudo:Lingua espanhola
Tema:Oralidade e Escrita
Titulo:Dramatização
Publico Alvo:Alunos e Comunidade em Geral
Outras Áreas de conhecimento envolvidas:Lingua portuguesa e Artes
Objetivo:
Desenvolver a capacidade de interpretação ,e dar oportunidade aos alunos de aprender e relembrar o espanhol de maneira prática e participativa.
Justificativa
O espanhol está entre os idiomas mais falados do mundo,e é ,precisamente na fala que o individuo sente a necessidade de saber com influencia o idioma em questão.Sabemos que ensinar língua estrangeira não e tarefa fácil,pois é um desafio fazer com que o educando torne-se um falante.Dessa forma o presente projeto pretende trabalhar a oralidade da língua espanhola através da musica e dramaturgia.
Metodologia
1) Dia :Carga horária 4:00hs
Elaboração do projeto.
2) Dia:Carga horária 4:00hs
Leitura e Dramatização de diálogos
Divisão de equipes
3) Dia:Carga horária 4:00hs
Criação e Dramatização de diálogos
4)Apresentação da dramatização criada pelos alunos para a escola e a comunidade.
DURAÇÃO:16 HORAS


CRONOGRAMA
ATIVIDADES PERIODO RESPONSAVEL
Elaboração do projeto,leitura e Dramatização 17/06/2010 Professor/Alunos
Leitura e dramatização de diálogos 24/06/2010 Professor/Alunos
Criação e dramatização de diálogos 30/06/2010 Professor/Alunos
Apresentação de diálogos 01/07/2010 Professor/Alunos/Comunidade

RECURSOS
Micro system,Papel oficio,Dicionário de espanhol,cartolina,pincel,cola.
Culminância
O projeto acontecerá com a apresentação de diálogos em espanhol
Avaliação
Será feita através da participação dos alunos no decorrer das atividades.
Referencias bibliográficas
DIAZ.Miguel;TAVARELA,Garcia,Dicionario Sanlillana Espanhol,português espanhol.São Paulo:Editora Moderna 2003.
SITE;WWW.http//letras.terra.com.br/ disponível em 16/06/2010

OFICINA DE CAPACITAÇÃO ASAS ENSINO FUNDAMENTAL 2010

Foi realizado do dia 26 à 30 de julho de 2010 na UFAC-Universidade Federal do Acre,o curso de capcitação de professores do Asas da Florestania Ensino Fundamental.